Sempre tive inveja das pessoas que falavam que assistiram jogos do Pelé, Garrincha, Zico, Gérson, Maradona, Van Basten, Beckenbauer e outras lendas do futebol. Inveja dos jogos descritos em artigos antigos, e dos vídeos que mostram pedaços dos jogos de antigamente.
Até hoje.
Estava bem puto e não queria assistir essa final de copa, mas até que resolvi assistir, e, graças a isso, consegui assistir uma verdadeira aula de futebol, um jogaço entre as duas melhores seleções da Copa.
Não, da Copa não. Da atualidade. Não, da atualidade não. DE TODOS OS TEMPOS.
De um lado, a Espanha, com genios do futebol que rivalizariam com Pelé e outros. Do outro, a Holanda, que faz a Laranja Mecânica de 74 parecer um timeco e terceira divisão.
E foi um jogaço, não canso de dizer. Uma chuva de gols, uma aula tática e técnica. Um jogaço aberto, com várias chances de gols pra ambos os lados. Também, com Iniesta, Xavi, Robben e Sneijder, não podia ser diferente.
Felipe Melo devia aprender com Van Bommel a como ser um volante limpo e digno, a jogar sem dar um único carrinho ou uma entrada perigosa.
Um show de Fair Play. UMA PORRA DE SHOW DE FAIR PLAY.
As únicas faltas foram inventadas pelo juizão. Os jogadores só queriam saber e jogar um futebol limpo e bem jogado, mas o juizão tinha que tentar arruinar o melhor jogo de todos os tempos.
Arrisco dizer que, se fosse pra escolher no par ou ímpar,entre os jogadores brasileiros das copas de 70 e 82 juntos, ou entre os de hoje, sem dúvida alguma sairia jogando com os espanhóis e holandeses. Jogaram muito, chutaram de longe, de perto, tabelinhas fantásticas, e claro, ótimas atuações dos goleiros.
A final mais justa de todos os tempos. A Espanha atropelou em todos os jogos, goleando a todos e fazendo o maior artilheiro de todas as copas. E isso em apenas uma edição de Copa. A Holanda também saiu atropelando todos, goleando inclusive o Brasil. E que goleada merecida, pois mesmo que fosse a seleção de 82 ou 70, seria goleada, tamanha a diferença de qualidade entre as equipes.
Gênios?? Craques? Não, Iniesta e Xavi ultrapassam todos os níveis. Se eu fosse o Pelé ou o Maradona, convocaria uma coletiva de imprensa e anuciaria que eles são melhores. São deuses do futebol, goleadores, sabem cabecear, fazem no mínimo 5 gols por jogo, CADA UM.
Então o futebol venceu esta noite. Temos que agradecer a tradição de títulos e finais da poderosa Fúria por isso, e pela plástica e leveza holandesa.
Obrigado FIFA, pelo espetáculo da maior final de todos os tempos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CLAROOOO , até porque Villa>>>> Pelé e Maradona juntos, nossa ,com certeza ,que jogão,varios gols pra cada equipe ,mas a Espanha ganhou,com o terceiro gol do Iniesta @_@'
ResponderExcluir