Hail amicos queridos.
Época de Copa do Mundo, estou respirando, comendo, transando e suando Copa do Mundo. Por isso, além de não ter posts regulares, quando tem, é sobre futebol... sobre Copa. Você ja percebeu que sou viciado em futebol né?
Não? Nossa, você é um tapado de merda então.
Então, a França foi eliminada na primeira fase com uma campanha ridícula, uma equipe mediocre, mas ela continua lendária, pois até hoje é uma das protagonistas de uma coisa que pode ser uma das maiores teorias da conspiração da nossa época: a sombria final da Copa do Mundo da França, em 1998.
Nem Dan Brown conseguiria criar uma história tão complexa e cheia de mistérios quando as que saíram nos jornais desde o fatídico dia 12 de julho de 1998. Ronaldo (na época, Ronaldinho, dentuço, magro e sabendo jogar uma bola redondinha, que ainda não tinha sido engolida por ele) teria sido abduzido? Ele estava doente?Por que diabos ele não apareceu na pré-lista da escalação? Zagallo vendeu o título? A Nike COMPROU TUDO?? Zidane seria um Deus? Por que o Karembeu é tão feio? Eram algumas perguntas que pairavam no ar horas, dias, meses, anos depois, aliás, até hoje.
Não para mim.
Admito que assisti esse jogo com um nervosismo imenso (nem de longe parecido com o de 1994, penalti é foda hein ô Parreira), mas foi um jogo tenso. Estava na sala, depois fui pro quarto, após o primeiro gol. Ah,como se fosse ontem. Mas mesmo naquela época,a França parecia ter jogado melhor. Claro, meu ímpeto de torcedor ufanista impedia de falar isso, além é claro, da tristeza pelo titulo perdido.
Então, anos depois assisto o jogo no site da FIFA. OOH, que diferença: o Brasil foi engolido. Mas surgiam e-mails falando que o Brasil teria vendido o penta, em troca de favorecimento em 2002, e mimimi.
My eggs. Com bacon. Assim como quando criança eu tinha esse pensamento ufanista, vários "jornalistas" ainda o tinham, mesmo após tanto tempo, alimentando essa teoria da conspiração sem sentido.
Pra entender direito isso, é preciso entender o clima político que envolvia a Copa. Existiam grupos politicos de extrema direita que não apoiavam a seleção por seu... excesso de negros. Alovôse Hitler. Segundo tais grupos, aliás, se eu não estou enganado, seria um premiêr francês, que falava que a seleção francesa não continha a "essência francesa". Essa parte da informação vou ficar devendo, desculpem. Enfim, existia um clima de "precisamos que a seleção ganhe pra que cale a boca desse povinho preconceituoso". E daí nasceram tais especulações.
Esse era o clima POLÍTICO.
No FUTEBOL, a história era assim.

O Brasil chegava com uma seleção forte, comandada por Zagallo, o melhor jogador do mundo na época, o Ronaldinho fenômeno, Rivaldo em ótimo momento, Edmundo arrasador (que alias, brigaria FÁCIL pelo titulo de melhor do mundo se jogasse la fora, mas esses pederastas malditos da FIFA so olhavam pra Europa nesse época), e vários jogadores muito bons. O corte de Romários as vésperas da copa foi um choque, e todos ficaram "OMG, fodeu". Mas a seleção foi bem. Passou em primeiro no grupo que tinha Esócia (1x2); Marrocos (0x3) e Noruega (2x1); Escapou de pegar a Itália nas oitavas e enfiou 4x1 no Chile; 3x2 na Dinamarca nas quartas, e um jogo pra cardíaco morrer, após 1x1 com a Holanda, passou nos penaltis.

A França passou pela África do Sul (0x3), Arábia Saudita (0x4) e Dinamarca (1x2), e aí começou uma fase de superação francesa. Ela, que não classificou-se em 90 e 94,e provavelmente só disputava essa edição da Copa por ser país sede, precisava jogar mais que nunca, aproveitar a chance de ser campeã em casa. E então veio o Paraguai. Prorrogação, gol de ouro PIMBA, a França marca e passa. Veio a poderosa Itália, e depois de um jogo mais nervoso ainda, que chegou aos penaltis, a França passa de novo. Semi-final, e então vem a surpresa Croácia. Holyshit, ela eliminou a Alemanha fazendo 3 x 0. Puta merda!! E pra complicar, eles abrem o placar no começo, com o endiabrado Davor Suker. Então a França mostra toda a sua força e vira pra 2 x 1 com dois gols de Thuram. Pra você que não ta entendendo porra nenhuma, um resumo: a França estava crescendo no torneio, no momento certo.
E agora....a final.
Respire fundo.... esvazie sua mente para as memória a seguir....
LA VOU EU.
AAH, A FINAL DE 1998.
O clima era de confiança, afinal, se em 94 vencemos a TODA PODEROSA TR-MUNDIAL ITALIA DA PORRA, o que não faríamos com a França? E o melhor, íamos nos vingar de 86, quando aquele Planiti acabou com o sonho da seleção de Telê Santana.
Mais então,horas antes do jogo começar, Galvão aparece que dá a noticia de que Ronaldinho estava se sentindo mal e não jogaria. OMG, O QUE FAZER??? O jogo começa e la está Ronaldinho entrando em campo, parecendo drogado e lerdo. PUTA MERDA, O QUE FIZERAM COM NOSSO CAREQUINHA DENTUÇO??
A partir daqui, vou colocar o texto sob a ótica da maioria das pessoas ok? Não é o que eu penso.
"Nossa, colocaram a mão no emblema da Nike". "O Brasil ta vendido, olha só como estão lentos! Estão apáticos". "Puta merda,gol!" "VAI RONALDO, MERDA, OUTRO GOL". PUTAQUEPARIU, 3x0".
Junte tudo isso, mais uma pitada de raiva, ódio e frutração que vai ter a receita perfeita pra desmerecer o adversário e criar a maior conspiração das Copas.
Ao meu ver, o que aconteceu, é simplesmente que a seleção francesa engoliu o Brasil.
Tive a oportunidade de assistir NOVAMENTE esse jogo mês passado, na ESPN, e resolvi fazer anotações, pra debater quando alguém viesse com essa historinha de novo.
Vamos aos lances do jogo:
* 4' - jogada do Zidane (melhor jogador disparado na final) deixando o atacante Guivarc'h na cara do gol;
* 7' - cruzamento de Zidane pela esquerda, Djorkaeff tocou com "ombro" pra fora;
* 8' - A França começa a dominar o jogo;
* 22' - Primeira jogada do Brasil, jogada perigosa de Ronaldo pela esquerda cruzando pra área;
* 27' Gol da França, Zidane, que saiu após o R.Carlos se atrapalhar SOZINHO com a bola;
* 35' boa chegada de Djorkaeff pelo meio,mas chutou toscamente;
* 44' Petit chuta DENTRO DA ÁREA, mas a bola desvia no zagueiro J.Baiano e vai pra fora;
* 46' Gol da França, Zidane (2)

- 2º tempo
* 10' Lance mais claro de gol para o Brasil; Ronaldo,após cruzamento;
* 15' Bebeto tem boa chance, mas chutou errado;
* 18' Guivarc'h perde outra chance SOZINHO;
* 23' Desaylly da França é expulso;
* 37' Dugarry em contra-ataque entrando sozinho pela lateral mas chuta pra fora;
* 45' Denilson chutando na trave;
* 47' Gol da França, Petit
Da pra ver quem dominou o jogo né?
Aliás, um dos mitos é que o Brasil estava apático:
Mentira, a seleção tava nervosa, errando passes, errando a marcação, mas não tava morta em campo, estava lutando;
A entrada de Edmundo é um ícone pra quem acha que o Brasil entregou: ele entrou brigando, reclamando; impossivel alguém assim ter entregado o jogo.
As expressões de frustração dos jogadores brasileiros após os dois primeiros gols tomados também mostram isso. A de Denilson, ao chutar a bola na trave, mais um ponto contra essa teoria.
Então amigos, em vez de achar que a França, Nike, FIFA, Alah e o Osama compraram essa Copa, deixe o orgulho de lado e admita que a França jogou melhor. A Nike aliás, que é acusada por algumas pessoas de ter vendido o titulo pra França, é rival da fornecedora de material esportivo francês, a Adidas.
Quanta incoerência nessa história toda.
Reconhecer as fraquezas é uma virtude amicos.
Deixo o resto com vocês, pra pensarem sobre esse jogo. Ou não.
Cheers

Eu não tenho opinião esdrúxula sobre o jogo, lembro que achei que a França jogou melhor mesmo e pronto, mas lendo seu post me deu vontade de ver a partida de novo. Gostei de ler!
ResponderExcluirO quee todo mundo achava naquela época eh q o Brasil iria esmagar a França, atual campeão mundial, com varios jogadores brilhando pelo mundo e de repente surgi uma seleção fora dos dois ultimos mundiais e sem jogadores de expressão. Eu até cheguei a imaginar isso, q o Brasil teria vendido seu título por "N" fatores, os quais foram detectados no post e mais alguns, já até ouvi falar q o Brasil teria concedido seu titulo em troca de uma sediação de mundial, o qual será em 2014, ô beleza, desde lah entaum representada po Ricardo Teixeira. Mas entaum oq parece ser o problema do "vexame" brasileiro seria mais psicologico do que a tecnica em jogar futebol. Bom post Dri!!!
ResponderExcluir