segunda-feira, 10 de maio de 2010

Especial Copa 2010

Hoje resolvi fazer uma coisa diferente. Andava meio sem criatividade pra postar um assunto legal, por isso tava sem postar. Vi um vídeo promocional da Seleção Argentina, e tie uma ideia. Esse texto pode parecer um pouco diferente dos outros, e na verdade, é.
Espero que gostem.


Não sei é minha memória de infância, mas nas outras copas que assisti (90, 94, 98, 02 e 06, sim, sou velho), exceto 06, existia um clima diferenciado. Dava pra sentir no ar uma vibração. Pintavam as ruas, muros, enfeitavam tudo por aqui. Mas desde meados de 03, não sinto mais esse clima.


O time que me fez entender o que é torcer pela Seleção


Afinal, o último amistoso que a seleção fez aqui, foi logo após a copa da Asia, contra o Paraguai. A seleção brasileira não mais jogava aqui, não mais fazia parte do brasileiro.
E essa distancia ficava evidente cada vez mais a cada jogo. Meus vizinhos, que antes faziam aquele churrasco na varanda, ou fechavam a rua e começavam a batucar desde cedo em qualquer amistoso ou jogo de eliminatória, nem sequer soltavam mais fogos.
Final da Copa das Confederações 05, e foi estranho. Novamente, minha lembrança de 97, quando o Brasil fo campeão e houve uma grande comoção aqui, mostrava que algo estava diferente.
Era a indiferença. O time não jogava aqui, a seleção era formada por jogadores estrangeiros. Foi literalmente vendida pra um grupo árabe, que a fazia jogar em todos os cantos do mundo, menos no solo que devia ser chamado de casa.
E agora contrataram o Dunga pra tentar resgatar esse sentimento. Confesso que o primeiro jogo que torci depois de muito tempo, foi a final contra os EUA na Confederações 09. Teria Dunga conseguido realmente unir o povo em volta da Seleção?
Não sei no lugar onde vocês moram, mas, como eu disse, continua "frio". Mesmo faltando mais de um mês, ainda não consigo ver as pessoas se mobilizando.
Vendo esse vídeo argentino, traço um paralelo, e o único vídeio que vejo saindo por aqui, é dos "guerreiros da Brahma" e um clipe da Nike.
Parece qua ainda falta muito pra conseguir de volta esse clima, acho que tem que deixar de pensar com bolso.
É, pode ser minha memória de infância, algo romantico e nostálgico, mas antes parecia ter mais amor, tanto do povo com a seleção,quanto a Seleção com o povo.


Um comentário:

  1. é,ta dificil... espero q na copa volte aquele sentimento de torcer e vibrar pela seleção,pq por enquanto ta "frio"

    eu nem gostei da convocação do Dunga,na vdd nunca gostei dele na seleção,mas espero que o Brasil seja campeão :D

    ResponderExcluir